Sobre Mim
Porque escolhi ser Psicóloga
Sou a Psicóloga Adriana Brito
Trajetória
Após a graduação comecei a acompanhar pessoas em travessias significativas, as quais tive o privilégio de fazer parte. Fiz formações clínicas porque a Clínica sempre me convidou muito, e assim vivenciei a Formação em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa, Formação em Psicoterapia Experiencial e Focusing- a inclusão das sensações corporais no processo terapêutico, e, a Especialização Multiprofissional em Dor pelo Hospital Israelita Albert Einstein/SP, além de ter participado de grupos de estudo na primeira abordagem e da Associação Brasileira para o Estudo da Dor (SBED).
Experiência
Além e paralelamente ao Consultório, enriqueci e ampliei a minha Escuta Profissional. E assim trabalhei em uma expressiva Clínica Multiprofissional que atende por convênios, abrindo o serviço de Psicologia à partir de um projeto de Escuta Psicológica no serviço de Dor de um Hospital Ortopédico na cidade em que moro; trabalhei ainda em uma Clínica Especializada em Saúde Mental que atende os funcionários do Estado, por alguns anos, chegando a atender cerca de 20 pessoas em um único dia, com uma diversidade de problemas, situações complexas e adoecimento mental e emocional. Estou te contando isso porque cada experiência dessa, ao longo de mais de uma década, foi única e agregou valor na minha experiência profissional, e assim, também posso te escutar hoje e fazer essa travessia com você.
Nessa caminhada de estudos, cursos livres, interesses, práticas e vivências, além de uma graduação anterior em Música, despertando a sensibilidade e escuta diferencial, me debrucei em conhecer e pesquisar sobre Psicossomática, Física Quântica, Inteligência Emocional, Inteligência Espiritual, Eneagrama, Curso de Manejo da Clínica com Casais, Relacionamento, Constelação Familiar Sistêmica, Neurociência e a lista continua crescendo... Também sou membro da Academia Brasileira de Artes Integradas (ABAI), com a cadeira Johann Sebastian Bach, inspirada em sua vida e obra e no livro Bach Sua Vida e o Cravo bem Temperado de José da Silva Martins. E assim, enquanto vou conhecendo. vou escolhendo o que faz sentido em minha prática e em minha vida, afinal estamos nos construindo todos os dias...
História
Há duas coisas que gosto de destacar, a primeira é que desde o dia que entendi o que um psicólogo fazia com cerca de 8 anos de idade, passou a ser a profissão que eu mais admirava, a partir daí, quando ouvia alguém dizer que tal pessoa era psicóloga, psicólogo, achava incrível e nutria respeito e curiosidade. E nesse período, houve uma fase em que passei a ler uma coleção de livros de Psicologia que havia na estante da minha mãe. Até o dia que fui pela primeira vez em um Psicólogo aos 24 anos, indicado por uma pessoa amiga, por atravessar um sério problema de saúde e nesse cenário eu tinha um bebê de um ano e meio. E pude ser remexida por dentro... A segunda é que, considerando a minha história e as minhas observações em família de que todas as vezes que fui parar em um hospital ou mesmo alguém da família, havia uma situação difícil sendo vivenciada, então, a priori, esse foi o meu foco de estudo, as emoções e o corpo. As emoções e o adoecer.
Sabia que queria fazer a diferença na vida das pessoas. Ser Psicóloga se tornou a realização de um sonho e também uma atividade à qual me dedico. Cada cliente é importante para mim e assim ofereço o meu tempo, energia e estudos para que você encontre a si mesmo em meio ao que está vivenciando internamente hoje, nessa relação de mão dupla, que enriquece a experiência de nossas vidas.
Vamos começar de onde está e da forma que chegar.
A noção do Eu que se apropria e se o Eu ideal e o Eu real estão alinhados, isso vai ocorrer de forma fluida ao longo do processo. O quanto tem vivido a partir de si e de suas características e potências ou do que outras pessoas significativas fizeram, falaram ou esperaram de você. Ou quão distante possa estar de si.
A Congruência, o estado de presença e a atenção ao que se passa, sem julgamento ou crítica. Perceber, checar e nomear o que se faz presente em você enquanto fala sobre si. A Compreensão a partir do seu mundo de experiências, pontos de vista e vivências. E assim, com profunda consideração à sua trajetória de vida e com apreço por você poder ser você nessa relação. E assim, estarei também te convidando a Focalizar a partir do que está acontecendo no seu corpo e nas suas sensações. A Focalização é caminho de favorecimento da força da vida no corpo. Um olhar micro de acesso às experiências internas.
E se o que está passando envolve aspectos que chegam no corpo como sintomas, dor crônica, adoecimentos tenho conhecimento de processos do organismo em diversas patologias dolorosas, de como acontece no corpo a Dor Crônica e também como afetam as suas emoções e como suas emoções afetam o seu corpo.
Ao longo dessa jornada muitas pessoas que passaram por minha escuta terapêutica conseguiram se autodesenvolver e se apropriar da sua força para seguir adiante estabelecendo propósitos diferentes para si mesmas. Nesse sentido tenho feito parte de mudanças grandiosas. De um lugar a outo...